Início » Sistematização

Sistematização

Sistematizar – verbo
* transitivo direto – organizar (diversos elementos) em um sistema
* transitivo indireto – reduzir (fatos, conceitos, opiniões etc.) a um corpo de doutrina

“buscar uma possível modelagem para a criatividade do Formiga, ou a excelência no maestro Ademir Araújo, é o mesmo que utilizar o transitivo direto do verbo normatizar tendo no “movimento” um referencial constante nessa equação.

para formatar a pesquisa optamos em transpor o sentido do conceito movimento “baseado em imprevisibilidade” de forma que os sistemas independentes, que possam se integrar de modo simultâneo a sistematização musical do Formiga.

Mas devido a velocidade, na contramão reducional do transitivo indireto do mesmo verbo, também optamos em tornar cada projeto um sistema independente, autônomo.

Observamos que o mesmo elemento do conceito movimento “baseado em imprevisibilidade” se apresenta no fluxo da rua, no frevo só nela tocado, algo parecido com celebração diária num formigueiro, agito e trabalho se fundem em festa.

Esse fluxo da rua é outro outro fator presente no modo de ser do Maestro Ademir.

Enquanto “Formiga” ele se recria a cada dia, se refaz com a luz do sol, cria novos movimentos em torno de SI, a mesma nota que traduz o sentido do Músico (Sancte Iohannes) outro elemento que do mesmo modo traduz o do conceito movimento “baseado em imprevisibilidade”. .

____________________________________________________

“tudo que ele reclama, pelo melhor que ele é”

Maestro Ademir Araújo

Este é o principio pelo qual estudo a personalidade do Formiga. Há duas décadas, havia percebido a original dimensão etno-sociocultural na ambiência das composições, e atitudes, do Maestro Ademir Araújo.

Hoje observo a existência de diferentes modos de pragmatismo no procedimento, ligados ao ethos do povo, que coabita em estado de conflito legitimamente pernambucano no desenvolvimento e aperfeiçoamento lógico-intuitivo da personalidade originalíssima. Nada fácil entender? sabe porque? é uma tradução do que somos. Reforçando o parágrafo inicial faremos novamente comparações imagéticas:

O caótico mundo do “Frevo na Rua”, tocado por instrumentistas de Bandas de Música, soando Frevo de Rua… misturado ao passo constante entre lapadas, capoeiras e navalhas.

Sim… era na pressão! fervendo na porrada! Assim foi forjado o Frevo.

Assim nasceu Formiga, como tradução fidedigna, uma lembrança polifônica dos estridentes agudos anunciadores, das suprimidas requintas e clarinetes hoje em silencio.

Mas ainda temos Formiga, nosso Sancte Iohannes, e que entoa seu papel como no poema de Guido D’Arrezo.

“em sua percepção do significado das culturas populares
Formiga soma e recombina etnias,
sendo ele mesmo parte do resultado,
no qual traz consigo profundo senso de pertinência e comprometimento”

Para desenvolver tal ponto de vista foi preciso transformar pensamentos sobre representações artísticas, que traduzissem sistemas, e sistematização, da obra do serelepe Formiga. Não sabíamos como delimitar tantos conceitos existentes na mesma pessoa. O mais difícil foi teorizar, organizar, classificar e apresentar, numa prévia definição, nossa intenção de constituir amplo acervo documental virtualizado fundamentado em sistema, sistematização e catalogação digital.

_____________________________________________
Nomenclatura Utilizada
Sistema – conjunto constituído por elementos, ou seções inter-relacionadas, de modo a fazer alguma coisa funcionar, ou evidenciar como uma coisa funciona;
Sistematização – ordenação em um sistema, ou entre sistemas, de acordo com uma ordem determinada, aqui poderemos melhor compreender a “legismetria” do objeto de estudo;
Acervo Digital – transcrição e registro virtual da produção musical do Maestro Ademir Araújo para acesso por meio das novas mídias.
Formigueiro – Projeto biográfico ao mesmo tempo fonte potencial das demais propostas ligadas a Formiga.
Sistematização para o ser, e comportamento randômico: 
Essa formatação é o desafio para estudo de caso do Formiga, que me faz imaginar a utilização de parâmetros da meteorologia, e até da Teoria do Caos. Enquanto músico a imprevisibilidade doa um certo grau de improvisação e movimento constante.
Até o momento, nossa proposta está estruturada como plataforma de observação para auxiliar o visitante a vislumbrar algumas das possibilidades de criatividade e produção do nosso foco de pesquisa: Formiga.
_____________________________________________

Estudo de Caso – excelência do Formiga
Sistema composto – integrado – acumulativo
Rede de Mapeamento hibrido entre 05 Projetos Conexos

Obs.: o sistema é composto por cinco projetos, no entanto, será ampliado com novas propostas futuras, nossas ou outras, que venham a completar o sentido e expressão da sistematização em ambiente randômico, tipicamente brasileiro e originalmente pernambucano, como no estudo de caso: Formiga por meio do principio: “tudo que ele reclama pelo melhor que ele é”.

______________________________________
Estudo de Caso – excelência do Formiga
Produção de Projetos Conexos – ordem de produção, nome, ano de conclusão, resumo

cartaz-mambos.jpg6º) Projeto Mambos de A a Z (2018)
Pesquisa cultural voltada para o levantamento específico de 23 Mambos, autorais, nominados de “A a Z”, criados na década de 60, pelo compositor Ademir Araújo (maestro Formiga), Patrimônio Vivo de Pernambuco. 
Evidencia para os irmãos das Américas Latinas (Sul e Central) a “singular pluralidade do Maestro Formiga”, enquanto compositor, arranjador, professor, ativista e articulador cultural, regente da Orquestra Popular do Recife há 42 anos. Detentor de dezenas de medalhas e troféus ganhos ao longo de cinco décadas de reconhecimento sobre sua ativa participação musical e colaboração no âmbito sócio educacional da música. Este projeto foi pensado como homenagem do “Formiga” a sua conexão com o espírito afrolatino entre nós.  No começo de sua carreira, nos anos 60, a música da América Latina era muito presente no ambiente cultural nacional. 

_________________________________________

postal5º) Projeto Acervo Digital Ademir Araújo (2017)
Discos, Partituras e MP3 -Etapa I: implantação e sistematização
Ѱ – mostra a diversidade cultural encontrada em 65 partituras autorais, constituintes deste acervo,  rico em detalhes técnicos, relacionados a criatividade étnica;
Ѱ – mostra harmonização, e orquestração desenvolvida, evidenciando o gesto compositor do Formiga como expressivo, e original, do teor cultural pernambucano;
Ѱ – mostra sua trajetória composicional, as fontes de criação, sua vivência e incursão nas culturas populares, folclore e MPB.

Youtube Maestro AdemirCanal Youtube Maestro Ademir Araújo  – 2017
O Canal faz parte do projeto cultural Acervo Digital Ademir Araújo. No canal youtube apresentamos os discos do Maestro Ademir e da Orquestra Popular do Recife (OPR), com composições autorais do Formiga. Músicas gravadas nos discos entre 2001/2013. Para acessar as partituras visite o site Acervo Digital, ou o Banco de Partituras do Catálogo online Bandas de Música de Pernambuco.

________________________________________

panfleto4º) Projeto Formiga no Carnaval da Vida (2014)
biografia em História em Quadrinhos (HQ)

No inicio dos anos 1960, o então jovem Ademir (Formiga) passou a cursar Desenho na Escola Agamenon Magalhães. Assim resolvemos transformar sua biografia em desenho.

Ѱ – A proposta teve no Projeto Formigueiro sua fonte de pesquisa. A HQ, é uma produção que realizamos com o cartunista caruaruense Sill, e serve particularmente como exemplo pedagógico de persistência a Música.
Ѱ – É focada na excelência organizacional, autodidatismo e na ‘observação do gesto compositor’ do Maestro Ademir Araújo, o Formiga.
Ѱ – Exibe o conceito biografia como prática de vida sobre atividade compositora. Indica “o tipo brasileiro” que se apresenta na personagem. A vida deste músico transita entre vários polos culturais pernambucanos. Sua trajetória mostra que para compor, antes de tudo é preciso viver. Muitos músicos descobriram a Música quando viram a “Banda tocar”. Foi o caso do nosso Maestro Ademir Araújo. Oriundo do lado norte da cidade traz consigo a experiência obtida na vivência e estudo da Música de Pernambuco.

_________________________________________

formigueiroparavideo13º) Projeto Formigueiro (2013)
Base do Sistema fonte de dados biográficos e artísticos
Ѱ – Análise histórica sobre a atividade artística/educacional do Maestro Ademir AraújoPersonalidade ligada a vários aspectos, e estilos, da música pernambucana.
Ѱ – A Pesquisa ressalta a abrangente dimensão musical-cultural, gerada pela experiência de cinco décadas de trabalho desenvolvidas pelo Maestro.
Ѱ – Mergulho entre o paralelo da MPB e das Culturas Populares. Facilitação para brasilidade.

_________________________________________

os-12-trabalhos

2º) Projeto CD Os 12 Trabalhos  –  2012

O nome deve-se ao sentido holista contido no significado imagético da figura de Hércules.  Em nossa cultura afro-brasileira podemos encontrar um tema similar ao tratar da figura mítica de Xangô e seus 12 juízes. Sendo assim haverá sobreposição destes temas com 12 ritmos da cultura brasileira, com ênfase à pernambucana (modinha, choro, valsa, xote, coco, baião, samba, frevo, maracatu, caboclinho, ciranda). A Mitologia tem em seu conceito básico a força da imagem através da palavra quase como sentimento. Aspecto esse a ser transportado para o âmbito interior da inspiração artística. Esse percurso é aqui simbolizado com o mito dos 12 trabalhos de Hércules, também relacionável aos 12 signos do zodíaco e doze ritmos intimamente relacionados à formação da Música Popular Brasileira.

____________________________________________LOGO
Arthur BigHead
(pesquisador)
Agradecimentos: é de fundamental importância, tornar claro, que o acesso gratuito a todo conteúdo aqui desenvolvido, deve-se ao Funcultura, que torna possível a produção cultural tendo como foco um Patrimônio Vivo de Pernambuco.
_____________________________________________
Resultado de imagem para premio funarte 20061º) Prêmio Funarte Os 12 Trabalhos, composição de partituras –  2006
Prêmio Bolsa de Estimulo a Criação Artística pela Funarte, entre dez projetos no Brasil, nasce a criação de 12 partituras musicais que agora editada neste CD como muito carinho.
Acesse essas 12 partituras via Acervo Digital Ademir Araújo
______________________________________________________________
“legismetria” –  legis (lei) metria (medida), neologismo criado por Friederich Müller.

Incentivo FUNCULTURA